Os perigos do Phishing: como identificar e evitar golpes online

O phishing é uma das ameaças mais comuns que os usuários enfrentam no mundo digital. Trata-se de uma técnica utilizada por criminosos no mundo eletrônico para enganar as pessoas e tentar ‘pescar’ informações confidenciais, tais como senhas, número de cartão de crédito e dados pessoais.

Nesta técnica, os criminosos se passam por entidades reais para obter informações das vítimas, comumente, utilizam-se e-mails, SMS, redes sociais (publicação no Facebook, marcação em Stories ou Posts no Instagram, entre outros) e sites falsos para atrair os usuários e compartilhar suas informações.

Mas quais são os perigos desse crime cibernético? 

Em primeiro lugar, o roubo da identidade, ou seja, os criminosos podem usar suas informações que foram obtidas para, por exemplo, abrir contas em seus nomes ou ainda realizar alguma atividade ilegal. Podemos citar, ainda, que os ataques phishing, na maioria das vezes têm perdas financeiras, levando ao roubo de informações de números de contas bancárias e cartões de crédito/débito.

Como podemos identificar e evitar o phishing? 

  • Desconfie de e-mails, links e mensagens suspeitas, sempre verifique o endereço de e-mail do remetente, gramática e ortografia.
  • Utilize a autenticação de dois fatores (2FA – biometria, reconhecimento facial, token, entre outros), isso adiciona uma camada extra de segurança em suas contas.
  • Verifique a integridade do site que você está utilizando, navegue sempre em protocolos seguros (https://) e indicado por um cadeado na barra de endereços.
  • Relate golpes, assim a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) analisa os casos e tenta verificar o criminoso por trás da tela.
  • E claro, o melhor método para se proteger do phishing é a educação. Eduque-se: esteja ciente dos diferentes tipos de golpes e compartilhe informações sobre segurança cibernética com todos a sua volta.