Atualidades em proteção de dados, educação digital e cibercrimes
Palestra realizada em 12/06/2024
Tema: Atualidades em proteção de dados, educação digital e cibercrimes”.
Local: Auditório Elis Regina – Unidade Gestora da Educação de Jundiaí
Participantes: Equipe Técnica Pedagógica da Rede Municipal
Duração: 1h30 – mais 30minutos para perguntas
O Alunos Digitais, representada por seu Presidente, Marcelo Augusto Fattori, esteve na data do dia 12 de junho de 2.024, no Auditório Elis Regina da Unidade Gestora da Educação de Jundiaí, para abordar o tema “Atualidades em proteção de dados, educação digital e cibercrimes”.
Nesta oportunidade tratamos de diversos assuntos de extrema relevância para o meio escolar, como: Bullying, cyberbullying e isolamento social. Abordando os aspectos conceituais, diferenças e consequências tanto para a vítima, quanto para o autor e o expectador.
Falamos sobre a importância de identificar o bullying praticado no ambiente escolar e combatê-lo com ações educativas e disciplinares.
Também mencionamos a importância de alguns textos legais, que preveem as ações para as quais as escolas e instituições de ensino devem estar preparadas para implementar, como: Lei que dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem – (Lei 14.254/2021).; Política Nacional de Cibersegurança Lei n. 11.856/2023; Política Nacional de Educação Digital – Lei 14.533/2023; Lei de proteção às crianças e adolescente contra violência nos estabelecimentos educacionais – Lei 14.811/2024; Lei que institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares Lei 14.819/2024.
Ressaltamos a importância da participação da família, escola e alunos em ações educativas para o combate à violência escolar. Também trouxemos alguns exemplos de ferramentas, que podem ser adotadas para a aproximação dos alunos e do corpo docente a fim de coibir e resolver as ocorrências, como por exemplo: políticas de educação digital, canais de denúncias, formação e capacitação continua de professores e alunos e parceria com a família.
Acreditamos que as ações para o combate à violência nas escolas é um problema de toda a sociedade, porém, na escola é o local no qual podemos de forma efetiva, alcançar um maior número de crianças e adolescentes a fim de conscientizá-los sobre os seus deveres e direitos enquanto cidadãos em formação.
Leave a Comment