Segurança Cibernética em Casa: protegendo sua rede doméstica
A rede doméstica é um ponto valioso para os cibercriminosos em busca de indormações e dados pessoais. É na rede doméstica que eles podem se infiltrar e aplicar técnicas, como o phishing (acesse o link para saber mais sobre o phishing).
Segundo Jeffrey Esposito, escritor especializado no site da Kaspersky (confira a matéria completa clicando aqui), é necessário tomarmos algumas medidas para mantermos a rede mais segura.
Roteador
Manter o roteador seguro é indispensável, é a peça central da rede doméstica. Para isso, altere sempre as senhas padrão para uma senha forte. E sempre o mantenha atualizado (firmware)
Senhas fortes
Utilize senhas fortes para acesso à maquina. A combinação de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais para criar algo único e complexo. Evite senhas óbvias.
Firewall e Antivírus
Ative o firewall (sistema de segurança de rede que restringe o tráfego da internet) e instale e/ou mantenha atualizado um antivírus de qualidade, com varreduras periódicas.
Atualização de Softwares, Sistema Operacional, Navegadores e Aplicativos
Mantenha sempre atualizado todo e qualquer software que você utiliza. Geralmente, as pequenas correções diárias deles, são para melhorar o desempenho da segurança das suas informações
Wi-Fi de Visitantes
Restrinja o acesso dos visitantes na sua casa, crie uma rede Wi-Fi separada. Assim você garante que ele não terá o mesmo acesso à sua rede principal
Educação em Segurança Cibernética
Certifique-se que todos da sua residência estejam educados em segurança da informação, se atualizem das novas tecnologias, tendências e notícias.
Monitoramento de rede
Utilize um software para analisar a sua rede e monitorar, se necessário, alguma atividade suspeita ou até mesmo alguma intrusão nela.
Seguindo tais medidas, a segurança da sua rede doméstica pode ser considerada alta, mas não significa que ela está invulnerável, pelo contrário, a invulnerabilidade é garantida dia a dia com a educação em segurança cibernética.
Leave a Comment